Projeto de alfabetização de adultos

O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS



Grupo de parceiros: 
Rotary Club de Duartina 
Prefeitura Municipal de Duartina 
Sindicato Rural de Duartina
SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)

Público-alvo:
Adultos trabalhadores da zona rural e/ou aposentados que não tiveram oportunidade de estudos devido a trabalho e/ou situação financeira.

Duração:
O curso tem a duração de 8 meses para cada turma, sendo que após esse período o aluno tem a oportunidade de dar continuidade ingressando no supletivo. 

Salas de aula:
Duas, sendo uma funcionando na E.M.E.F. “José Sabbag” e outra funcionado na E.M.E.F. “João Solimeo”, escolas municipais de Duartina. 

Responsáveis:
Professoras  Berenice Tanaka e Salette Domingues. 

Justificativas: 

A alfabetização para adultos teve seu início no ano de 2005/2006, atendendo a função social e as necessidades de aprendizagem e leitura de todos os alunos. 

Será oferecido aos alunos um ensino adequado, o que não significa um estudo menos exigente, mas sim um estudo com desafios significativos, provocando expectativas positivas. 

O projeto busca a melhoria na relação trabalho x família x comunidade; considerando a realidade vivida e os saberes possuídos, ampliando-os. 

  
I. Objetivos: 

Este projeto visa dar oportunidade aos alunos de: 

- Retomar o fluxo regular de escolarização; 
- Desenvolver confiança na sua capacidade de aprender; 
- Permitir acesso ao conhecimento socialmente reconhecido; 
- Elevar a autoestima, a criatividade, a imaginação e o trabalho coletivo; 
- Enfrentar as dificuldades não como fracassos, mas sim como desafios a serem superados; 
- Compreender as diferenças individuais e respeitar os limites do outro; 

Ao professor cabe: 

- Ser a mola mestra que orienta o trabalho; 
- Impulsionar o aluno a progredir superando barreiras; 

À  prefeitura cabe: 

- Providenciar o local onde acontecerão as aulas, facilitando para que os alunos sejam atendidos na comunidade onde moram. 

Ao Sindicato Rural cabe: 

- Ser o ponto de apoio aos professores quando estes necessitarem; 
- Estimular para que um trabalho dinâmico contagie a todos, conseguindo mais adesões ao projeto; 

Ao Rotary Club de Duartina cabe: 

- Transformar a realidade a partir do momento em que se assume a existente; 
- Apoiar os professores quando solicitado, para melhor desempenho do trabalho;
- Colaborar com os atendimentos médicos que os alunos precisem; 
- Providenciar óculos para os alunos, pois a maioria não aprende porque não enxerga direito. 

II. Recursos: 

- Jornais e revistas; 
- Entrevistas, trabalhos em campo; 
- Jogos; 
- Trabalho com sucatas, recortes, colagens; 
- Pintura com técnicas de envelhecimento e outras mais simples; 
- Livros paradidáticos para leituras diversificadas; 
- Livros didáticos com textos diversificados para diferentes tipos de leitura;
- Receitas; 
- Músicas;
- Poesias; 
- Roupas doadas para realizar o minimercado durante o qual aprendem matemática; 
- Biblioteca;
- Sala de informática.

III. Desenvolvimento: 

O trabalho com essas classes exige real integração curricular e faz-se necessário organizá-lo articulando a concepção de educação aos objetivos, conteúdos e formas de ensinar, a fim de atingirmos as metas propostas. 

Todas as propostas giram em torno de núcleos centrais incluindo conteúdos especiais. 

Os eixos centrais se definem assim: 

Língua Portuguesa: 

- Leitura e produção de textos. Sintetizando este trabalho, levar-se-ão em conta as razões para se ler e produzir textos dentro dos contextos sociais, humanos e educacionais. Neste sentido, enfatiza-se: 
- Cidadania com a participação social; 
- A formação do sujeito autônomo, crítico e democrático; 
- A aprendizagem desenvolvendo interesses, habilidades e promovendo crescimento; 
- A percepção, postura e atitudes diante do mundo, onde tudo é leitura. 

Isso levará o aluno a criar, compreender e aprender, pois estará trabalhando textos: informativos (jornais, revistas), instrucionais (receitas, jogos), de convencimento (propaganda, anúncios), de enredamento (contos, histórias, poemas). 

Desses materiais, serão vistos e identificados os recursos linguísticos e visuais, a qualidade, a relação dentro do tempo e história.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Projeto. Se todos compartilhassem do ideal de educar aos que nãotiveram acesso à educação na idade apropriada, com certeza, teríamos um mundo mais humano.
    Parabéns pela inciativa, projeto e muito mais, pelo ato de AMOR.

    ResponderExcluir