A prova quádrupla


Origem

A Prova Quádrupla foi criada em 1932, pelo rotariano Herbert J. Taylor, que também foi Presidente do Rotary International. As quatro perguntas foram utilizadas como filosofia de trabalho pela empresa do autor, que na época enfrentava uma grave crise. Os funcionários foram incentivados a utilizar o questionário em suas vidas profissionais e pessoais. A adoção desta postura levou a empresa a sair de uma situação pré-falencial.

A mesma Prova Quádrupla foi adotada pelo Rotary International em 1943 e é amplamente divulgada pelos Rotary Clubes no mundo com o objetivo de desenvolver e manter altos padrões de ética nas relações humanas.


A Prova Quádrupla

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos.
É a VERDADE?
É JUSTO para todos os interessados?
Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
Será BENÉFICO para todos os interessados?


Como aplicar

Há muitas décadas, Rotary Clubes e rotarianos em todo o mundo têm usado a Prova Quádrupla como instrumento para desenvolver o respeito e compreensão entre os povos.

Como se emprega a Prova é indicado pelo rotariano de Chicago que a idealizou. Sugere ele que:

Primeiro se decore o texto.
Depois se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas.

É um guia para se agir direito. Se guardada de memória e aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para relações mais efetivas e amistosas.
A experiência de muitos tem mostrado que se deve consultar sistematicamente a Prova Quádrupla para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, logrando-se maior felicidade e êxito.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Prova_Quádrupla

Nenhum comentário:

Postar um comentário